(16) 99248-0091

Apóie a continuidade deste trabalho, totalmente independente desde 1997. Saiba como participar clicando na imagem ao lado.

1958 1990 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

A Barata, Liberdade de Expressão e Expressão de Liberdade, foi criado em 1997, ainda não com esse nome, com a intenção de divulgar textos de minha autoria. Dois anos depois, como as pessoas começassem a enviar material solicitando publicação, o site acabou sendo transformado em um portal de divulgação de Cultura-Rock. Ou seja: um projeto underground de divulgação de textos, poesias e demais tipos de arte que se identificam com o Rock como expressão cultural, social e filosófica. Portanto desde final 1999 passamos a publicar trabalhos de poetas, escritores e bandas de Rock. Fui pioneiro na criação e divulgação de sites de bandas.

Com o advento dos blogs e das redes sociais, as pessoas foram criando seus próprios caminhos e, portanto, se afastando do site, o que fez com que eu voltasse à ideia original de ser um site para divulgação de minha produção intelectual.

Em um época de falta de perspectivas, o papel que nos propomos é o de mostrar a indignação que muitos de nós teimamos em ter, o desespero que aflige nossos espíritos criadores e a revolta que habita nossas mentes.

Um espírito de rebeldia adolescente, talvez, mas que apregoa que envelhecer na idade não é envelhecer nas ideias e nos desejos. "Ideias são à prova de bala." - disse o personagem principal do filme "V de Vingança". E acrescentamos: ideias são à prova do Tempo.

Barata Cichetto
Criador, Editor e Webmaster, 2012/2018

Mascote de A Barata: Criado especialmente por Marcio Baraldi. Proibida a utiliza?o sem autoriza?o.

Mascote de A Barata: Criado especialmente por Marcio Baraldi. Proibida a utilização sem autorização.

POR QUÊ "A BARATA"?

É muito comum as pessoas perguntarem o porquê do nome "A Barata".  Existem inúmeros porquês do nome do site. Algumas delas:

1 - A Metamorfose, de Kafka, onde um caixeiro viajante acorda "uma manhã transformado no inseto monstruoso.". O que o autor tece ali é uma parábola sobre a hipocrisia social, onde as pessoas não estão preocupadas com o que possa estar acontecendo de mal a ele, mas sim sobre o impacto que ele terá nas pessoas que o rodeiam.
2 - O fato de que as baratas adoram papel, igual a escritores, donos de sebos etc.,
3 - A metáfora do "underground", que na verdade todo poeta se identifica.
4 - A resistência: as baratas sobrevivem desde a época dos dinossauros e que são capazes de ficar dias sem água e meses sem alimento e existem há cerca de 400 milhões de anos, tendo sobrevivido a era dos dinossauros e, com certeza, sobreviverão à era dos seres humanos.

Na verdade brinco muito com o termo barata, jogando com o nome do inseto e com o antônimo de caro. Uso muito o apóstrofo para marcar o nome do site e portanto, quando coloco Poesi'A Barata, Filosofi'A Barata e outras estou na verdade jogando com palavras. Brincadeiras com duplo sentido.

"(...) O primeiro registro da existência de baratas foi cerca de 400 milhões de anos. Não houve muitas transformações ao longo do tempo, mas a genitália da fêmea passou a não ser visível externamente, os ovos passaram a ser colocados numa ooteca em vez de individualmente. As asas deixaram de ser utilizadas para voar e passaram a proteger o abdômen. A barata pode chegar a 10 cm de comprimento e dependendo da espécie tendo o corpo oval e escuro. A cabeça é curta com boca mastigadora e antenas longas. O abdômen abriga os órgãos vitais com um par de cercos que age com função olfativa. Vivem em lugares quentes e úmidos, algumas espécies vivem em desertos e cavernas. São solitárias, na maioria, com hábitos noturnos, momento em que procuram alimento e parceiros para acasalar." Fonte:/www.brasilescola.com/animais/barata.htm

(16) 99248-0091

A Barata - O Site

A Barata Ao Vivo

Amigos & Livros

A Arca do Barata

Arquivos Abertos

Artesanato

As Faces d'O Corvo
Augusto dos Anjos

Ataraxia

Barata Cichetto, Quem É?

Barata Rocker

Biografi'As Baratas

Camisetas

Cinematec'A Barata

Coletâneas de Rock

Colunas Antigas
Conte Comigo, Conte Pra Mim
Contos d'A Barata
Convergências
Crom

Crônic'As Baratas

De Poeta a Poeta

Depoimentos

Des-Aforismos Poéticos Baratianos

Discoteca d'A Barata

Download Free

Ensaios Musicais

Entrevist'As Baratas

Eventos

Facebookianas
Fal'A Barata!
Fotos
Gatos & Alfaces
Kakerlak Doppelgänger
Livrari'A Barata
Livros
Madame X
Memória A Barata
Micrônic'As Baratas

Na Mídia

O Anjo Venusanal
Pinturas
Pi Ao Quadrado

Poesi'a Barata

Ponto de Fuga
Pornomatopéias
PQP - Puta Que Pariu
Prefácios & Editoriais
Projeto Sangue de Barata
Psychotic Eyes
Renato Pop
Resenhas

Retratos e Caricaturas

Revist'A Barata Digital

Revist'A Barata

Seren Goch: 2332

Sub-Versões

Tublues

Versus

Videos

Vitória

Webradio

Todos os textos, exceto quando indicados, são de autoria de Luiz Carlos Giraçol Cichetto, nome literário Barata Cichetto, e foram registrados na Fundação Biblioteca Nacional. Não é permitida a publicação em nenhum meio de comunicação sem a prévia autorização do autor, bem como o uso das marcas "A Barata" e "Liberdade de Expressão e Expressão de Liberdade". Lei de Direitos Autorais: 9610/98.
 On Line

Política de PrivacidadeFree counter users online