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Todos os textos, exceto quando indicados, são de autoria de Luiz Carlos "Barata" Cichetto e registrados na Fundação Biblioteca Nacional. Não é permitida a publicação em nenhum meio de comunicação sem a prévia autorização do autor. Bem como o uso das marcas "A Barata" e "Liberdade de Expressão e Expressão de Liberdade".
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Palavras-Chave

Luís Tout-Court, Claudia Bia, Laerte Sarrumor, Luiz Antônio Domingues (Tiguês), Leila Mícolis, Henrique Novak, Semente, Cogumelo Atômico, Pipoca, A Mosca, Valdir Zwetsch, Jacques Kaleidoscópio, Nano-Gê & Yara, Walter Franco, Itamar Assumpção, Tarkus, Patrulha do Espaço, Jardim Popular, Led Slay, Fofinho 2 de Janeiro, Luís Carlos Martins de Oliveira, Angela Helena Pereira, Cynthia Bandeira, René Férri, Grilo Falante, Luli e Lucinha, Antônio Carlos Monteiro, Arquíloco, Inventário de Cicatrizes, Tibet, Juju Nogueira, Caio Flávio,  Cornélius Lúcifer, Teatro Martins Penna, Made In Brazil, Tenda do Calvário, Walter Baillot, Teatro da Praça, Jorge Mautner, Fragmentos de Sabonete, Ditadura Militar, Gonorréia, Zona do Meretrício de São Paulo, Rua dos Andradas, Barão de Limeira, Henfil, Fradim, Rolling Stone Brasileira, Luiz Carlos Maciel, Resistência, O Movimento, Opinião, O Repórter, SportStore, Rubens Bueno Assumpção, James Dionizio, Rock A História e a Glória, Ana Maria Bahiana, Ezequiel Neves, Joelho de Porco, Terreno Baldio, Língua de Trapo, Zona Leste de São Paulo, O Fabricante de Sonhos, Rolando Castello Júnior, Dudu Chermont, Sergio Santana, Percy Weiss, Manito, Paraíso dos Loucos, Rua Aurora, Teatro Paulo Eiró, Lira Paulistana, Cine Bijou, Joelho de Porco, Gigante Brasil, Sindicato, Ricardo Petraglia, Dick Petra, Próspero Albanese, Conrado Ruiz, Tico Terpins, Apocalipse, Arrigo Barnabé, Sabor de Veneno, O Terço, Mutantes, Neblina, Concerto Latino Americano de Rock,  Rango, Edgar Vasquez, Pasquim, Anos 70, LP, Vinil, Bruno Blois, Breno Rossi, Feira Hippie, Teatro Bandeirantes, Revista POP, Música do Planeta Terra, Júlio Barroso, Manito, SESC Vila Nova, Woodstock, Discos, LP, Compacto Simples, Gravador Mono Recorder, Fita TDK, Zeca Jagger, Jornal de Música, Olivetti Valentine, Máquina de Escrever, Zé Brasil, Maytrea & Silvelena


 

Download e Pirataria na Era Pré-Internética
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Luiz Carlos "Barata" Cichetto
barata.cichetto@gmail.com
É muito polêmico, discutido e debatido a pirataria na Era Atual. Começou com o Napster e outros sites e programas P2P, mas o fato é o MP3 mudou a forma como a gente escuta música. E também e como se comercializa e divulga.

Mas na Era Pré-Internética também existia o nosso MP3... Não acredita? Não, não era um “Formato de Compactação de Áudio – Versão 3” ou algo parecido. Nada de digital a não ser as nossas nas fitas (Leia o verbete “Digital” em nosso Dicionário da Era Pré-Internética”), nem tinha as formas de transmissão e propagação, mas as semelhanças como verão a seguir são muitas.

Um amigo tinha uma porção de LPs e uma “Vitrola” marca “Delta” ou similar, a gente tinha um gravador Mono-Recorder marca “Aiko” ou “Crown”. Ai a loja tinha fitas cassetes marca “Scotch” - bem ruins -, “Basf” – medianas -, ou “TDK” – as melhores. Um cabo comprado na Santa Ifigênia (existia sim, mas nenhum camelô nem box de contrabando) e depois de ligar a “Delta” no “Aiko” e colocar o LP desejado no prato, começava a gravação. Um processo lento e manual, pois era preciso ficar atento pois ao terminar o Lado A do LP era preciso pausar o gravador, virar o LP e recomeçar o processo. Era tudo em “Tempo Real”, ou seja: um disco tinha mais ou menos a duração de 45 minutos incluindo os dois lados, então era no mínimo o tempo que a gente demorava para gravar uma fita. Originalmente as fitas tinham uma hora de duração, muito complicado, pois sobrava espaço para um disco e faltava para dois. Então criaram as fitas de 46 minutos (23 de cada lado) o tamanho certo para um LP e as de 90 minutos (2 lados de 45, o certo para um disco duplo ou dois discos). Lógico em que em ambas as situações era preciso também além de virar o disco, retirara fita do gravador e virar.

Atente o leitor o seguinte: claro que não era legalmente permitido copiar discos, como não é hoje, mas as fábricas de fitas cassetes pensavam em quem iria comprar seus produtos e dane-se o resto. Do mesmo que é na Era Atual: copiar música emMP3 é proibido, mas os fabricantes querem é vender CDs virgens, aparelhos para tocar etc.

Retornando ao nosso processo de MP3 da Era Pré-Internética. Com o passar do tempo, os aparelhos foram sendo sofisticados. As vitrolas mudaram, se incorporaram a amplificadores estéreos e os gravadores também em estéreo. Criaram então aparelhos denominados “2 em 1” (toca-discos e gravador em um único aparelho) e “3 em 1” (toca-discos, gravador e rádio AM/FM). Ai foi a festa geral, pois a gente podia inclusive montar fitas com músicas que tocavam na FM). Alguns até eram mais sofisticados e tinham dois gravadores e era então possível fazer cópia de fita para fita, inclusive num processo que o fazia em tempo acelerado.

As fitas eram copiadas e re-copiadas, passadas de mão em mão entre os amigos. Um lançamento novo se transformava em dezenas de cópias espalhadas entre os amigos. Claro que existiam os mais espertos, nada parecido com chineses com equipamentos sofisticados para fazer dúzias de cópias em CD de uma vez só e depois imprimir as capas em impressoras jato de tinta e dar na mão de camelôs, mas existiam pessoas que tinham vários gravadores e montavam as fitas, datilografando os nomes das músicas – ou escrevendo a mão mesmo, para depois colocar dentro de uma pasta “007” (qualquer hora falo disso) e vender em empresas e aos conhecidos dos conhecidos.

E assim foi comigo também. Cheguei a ter uma coleção imensa de fitas cassete “TDK” com coleções inteiras ou coletâneas das banda da época: “Black Sabbath”, “Led” etc. (Minha primeira fita cassete foi a “Volume 4” do Sabbath). Mas nunca comprei nenhuma, era sempre copiado de discos de amigos que tinham mais grana e compravam LPs na Bruno Blois, Breno Rossi e Museu do Disco, porque na Era Pré-Internética ainda não havia “Galeria do Rock” (As lojas de discos e a “Galeria” serão também assuntos de meus próximos textos). O “download” , ou seja “baixar” era no máximo o “baixar” um LP da prateleira de discos do amigo e colocar no prato do toca-discos.

Enfim, tudo era muito artesanal e humano na Era Pré-Internética, mas atentem ao seguinte: a gente precisava ir até a casa do amigo (ir, andando, com as pernas), conversar com o amigo pedindo emprestado o disco a ele (pedir, falando com a boca), depois sentar e, enquanto fazia nossa cópia aproveitava para bater um papo, saber das novidades em música etc. Tinha gente, tinha humanidade ao nosso redor, não apenas uma tela de computador na solidão de um quarto escuro.

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Próximos Textos:
A Galeria do Rock Antes, Durante e Depois da Era Pré-Internética
O Primeiro Disco de Rock a Gente Nunca Esquece
Rock e Censura na Era Pré-Internética
Rock Rebelde (Ou: “Onde é Que Está Meu Rock’n’Roll?)
Quadrinhos na Era Pré-Internética (Rango, Fradim, Onde Andas Edgar Vasquez?)
O Que Era Ser “Rocker”na Era Pré-Internética
E... Os Próximos Verbetes do Dicionário...
30/10/2008
Registro no E.D.A. da F.B.N. : 513.861 - Livro 974 - Folha 209
“Afinal, Barata, o que é a “Era Pré-Internética”?
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Ah Que Saudades da Gonorréia!
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Ainda Um Velho Disco de Vinil
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Bem-vindo, abarata.com.br
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Dicionário da Era Pré-Internética (Parte I)
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Download e Pirataria na Era Pré-Internética
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Era da Paz e Amor, de Sexo, Drogas & Rock'n'Roll: a Era Pré-Internética.
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Malandros Soldados do Exército do Rock
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Mimeógrafo a Álcool, a "Home Page" da Era Pré-Internet
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Nossos Ídolos e Heróis Ainda São os Mesmos Mas Morreram de Overdose
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O Guru da Era Pré-Internética
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Orgia Cultural na Era Pré-Internética
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Pornografi’A Barata na Era Pré-Internética
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Ressucitar o Sonho
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Rock Era Rock Mesmo... Na Era Pré-Internética
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Rock, a História e a Glória e Revistas de Rock na Era Pré-Internética
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Sexo, Drogas & Rock’n’Roll na Era Pré-Internética
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Vigor Sim, Violência Não - O Som Pesado da Era Pré-Internética
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