(11) 96358-9727

 

1958 1990 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

 

01/11/06
Tata Fernandes
tatafegon@gmail.com
Publicação Original em: 21/9/2006
Querido correspondente,

O Museo de la Revolución, em Havana é um prato cheio para conhecer a história política de Cuba. E é aqui que a ilha resolveu, bem ou mal, construir sua própria história.

Mas o Caribe é fantástico: proporciona experiências únicas! Devo entender o fascínio do cinema por este país e compreender o porquê de tão boa graduação neste segmento. Aqui temos diversos países nas mais variadas geografias inclusive uma em formato de Jacaré. É dificil visualisar o réptil daqui de baixo, mas ainda assim os olhos se mantêm fascinados com a informação e já começam a conjugar pronomes em terceira pessoa...

Apesar dos países vizinhos terem curiosos detalhes, Cuba é única. E foi aqui, nesta ilha no caribe, que Colombo começou a ocupação do Novo Mundo. Dá pra supor as lógicas matemáticas e sensitivas deste ser desbravador por esta novidade. E è assim: Trindade e Tobago tem dois nomes e duas ilhas, mas é um país só. Saint Martin/Sint Marteen é a soma de dois nomes de origem francesa e holandesa, mas não chega a se tornar um país. Cuba só tem um nome, um idioma só, um partido político só, um chefe só e, para complementar por minha conta: é um lugar único! Mesmo!!! É incrível como nesta ilha, de 11 milhões de pessoas, o acesso à saúde é total. As taxas de analfabetismo são insignificantes e a expectativa de vida é de 75 anos para os homens e 80 para as mulheres. Acho só uma pena que o salário mínimo do cubano seja de 15 dólares e sem direito de ir e vir. E diante desta desvalorização que me comove tanto... Aqui viemos logo e devemos partir tão logo! Ou viramos filés à cubana, com direito a rolar como bananas na areia das praias, para sermos empanados e servidos na companhia das fritas na hora do jantar. E suponho aqui já ter perdido a lucidez total, estando a enfeitar com cores fantásticas o meu passeio... Não se assuste, é apenas uma natural conseqüência do prazer que eu tenho de estar por aqui... Por que Cuba é um país extremamente seguro devido à ação dos CDRs (Comitês de Defesa da Revolução), que são responsáveis pelo zelo da ordem, da organização de campanhas de vacinação, limpeza das ruas e da segurança do bairro. Tem pelo menos três policiais em cada esquina. E Eu ainda não encontrei lugar pra pitar com a pantera! E ta,bem não encontrei Fidel... Nem o Che!!!

... Mas... Na companhia de um daiquiri, sentada num bar em Veradero, aprecio você na salsa, na rumba, no mambo, no chá-chá-chá, na conga, no bolero, no merengue e no Reggae... Danças como ninguém e o suor que escorre na vermelhidão das suas viradas caribeñas me põem a bailar contigo.

E nestes ritmos locais, hoje, acordamos estirados na praia... banhados pelo salgado da vida marinha e cheios de ressaca. Eu trouxe seu lado latino como pode perceber e realmente acordei jogada nas areias cubanas... Como uma banana empanada e sentindo, mesmo, que ontem estiveste presente!
De qualquer forma... Devo seguir pro México! O tempero lá deve arder as adversidades até... e tenho sede de cores e contrastes!

Saudosamente sua,

T. Muchacha

P.S: ¡Tengo gusto de su gusto
Me caí su olor profundo dentro de mi nariz que sigo en la búsqueda de el nuestros templo como pronto...
Vuelto para satisfacerme en Indonesia, hacia un adiós delicioso del verano!
besitos cabrón!



(11) 96358-9727

A Barata - O Site

A Barata Ao Vivo

Amigos & Livros

A Arca do Barata

Arquivos Abertos

Artesanato

As Faces d'O Corvo
Augusto dos Anjos

Ataraxia

Barata Cichetto, Quem É?

Barata Rocker

Biografi'As Baratas

Camisetas

Cinematec'A Barata

Coletâneas de Rock

Colunas Antigas
Conte Comigo, Conte Pra Mim
Contos d'A Barata
Convergências
Crom

Crônic'As Baratas

Depoimentos

Des-Aforismos Poéticos Baratianos

Discoteca d'A Barata

Download Free

Ensaios Musicais

Entrevist'As Baratas

Eventos

Facebookianas
Fal'A Barata!
Fotos
Gatos & Alfaces
Kakerlak Doppelgänger
Livrari'A Barata
Livros
Madame X
Memória A Barata
Micrônic'As Baratas

Na Mídia

O Anjo Venusanal
Pinturas
Pi Ao Quadrado

Poesi'a Barata

Ponto de Fuga
Pornomatopéias
PQP - Puta Que Pariu
Projeto Sangue de Barata
Psychotic Eyes
Renato Pop
Resenhas

Retratos e Caricaturas

Revist'A Barata Digital

Revist'A Barata

Seren Goch: 2332

Sub-Versões

Tublues

Versus

Videos

Vitória

Webradio

Todos os textos, exceto quando indicados, são de autoria de Luiz Carlos Giraçol Cichetto, nome literário Barata Cichetto, e foram registrados na Fundação Biblioteca Nacional. Não é permitida a publicação em nenhum meio de comunicação sem a prévia autorização do autor, bem como o uso das marcas "A Barata" e "Liberdade de Expressão e Expressão de Liberdade". Lei de Direitos Autorais: 9610/98.

 On Line

Política de PrivacidadeFree counter users online