(11) 96358-9727

 

1958 1990 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

 

FEBRE DO LIVRO

Crisberg Luan
Febre do Livro

Febre do Livro

Olá leitores, tudo bem com vocês? Estava navegando por essas redes, quando me deparei com a Editor'A Barata Artesanal, que fabricam seus livros de forma artesanal e me surpreendeu bastante, acho valido divulgar!

A Editor'A Barata, nasceu oficialmente dia 20 de Outubro de 2010, não por acaso, Dia do Poeta. Sua criação foi a partir da necessidade de seu criador em editar seus livros de uma forma barata e independente. Cansado do tratamento mercantilista das editoras e editores, que tratam a publicação de um livro apenas como um produto qualquer, Barata Cichetto decidiu arregaçar as mangas e partir para a impressão artesanal de seus próprios livros. Depois de muita pesquisa e ensaios, chegou a uma forma de encadernação artesanal totalmente caseira e independente e passou a editar e distribuir seus livros.

A Editor'A Barata Artesanal vem com uma ideia nova que não trata com descaso os escritores brasileiros como e feito por outras editoras nos dias de hoje, podendo o escritor optar por uma tiragem de no minimo 10 exemplares as outras editorar o minimo são 1000 tiragens.

Outro diferencial importante é que, apesar de muito propalada a edição em pequenas tiragens é um tanto relegada. As editoras comuns falam em pequenas tiragens mas, ou trabalham na casa acima de 1.000 exemplares, ou cobram valores abusivos e exorbitantes, fora do alcance de autores iniciantes e sem muito dinheiro. E este é o nosso principal fator: todos podem ter seus livros impressos em tiragens a partir de 10 exemplares.

Sobre a qualidade dos livros ainda não comprei nenhum, mas futuramente vou comprar e comentar aqui para vocês.
Então é isso pessoal, abraços literários!


Entrevista Que Deu Origem à Matéria:

- Primeiramente fala um pouco sobre você.

Meu nome é Luiz Carlos Giraçol Cichetto, sou conhecido como Barata, em função de um site cultural que criei em 1997. Tenho 58 anos e nasci no mesmo ano que Cazuza, Madonna, Bruce Dickinson, Tim Burton e Michael Jackson. Sei escrever poesia, conto, prosa, ensaio, crônica. Cozinho razoavelmente bem, mais para razoável do que para bem. Sei editar e encadernar livros; sou carpinteiro amador, pedreiro de quebra-galho e eletricista sem formação. Já fui office boy, projetista de brinquedos, analista de ISO 9000. Sei fazer programas. De rádio inclusive. Já fui sócio de escola de informática, auxiliar de escritório. Tenho diploma de arquivista e de datilografia. Ah, e curso de microfilmagem e almoxarifado. Já fiz montagem, formatação e instalação de computadores. E umas centenas de sites. Já fui bancário, escriturário, analista de informática; vendedor de loja de artigos esportivos; desenhista mecânico e mais umas cem profissões. Já organizei eventos de Rock, poesia e até fiz sites para puteiros. Tenho experiência em muitas coisas, até mesmo em casamento e em criar filhos. Ah, já plantei árvores também. Mas, não querido amigo, isso não é um curriculum profissional, parece mais um testamento que não deixará nada de valor a nenhum herdeiro.

- Como começou o seu interesse pelo mundo da escrita?
Olha, Grisberg, não consigo precisar, mas creio que tenha sido desde que fui alfabetizado. As imagens e textos da cartilha que minha mãe me alfabetizou me fascinavam. Eu vivia procurando livros para ler. Nunca tive muitos recursos financeiros, mas me associava a bibliotecas publicas, pedia emprestado e lia. lia muito. De tudo que me caísse na frente. Então, o despertar para a escrita nasceu ali, da minha fascinação pela leitura. As primeiras coisas que escrevi, que eram uns contos bem curtos e simples, foi com a idade de cerca de 10 anos.

- Todo escritor, normalmente é também um grande leitor. Conte-nos quem são seus autores favoritos? Algum deles inspirou a sua escrita?
O título do seu blog diz tudo: é a "Febre do Livro". Quando a gente contrai essa febre - rssss - está contaminado para sempre. Os primeiros autores que li foram os clássicos, na escola. Alguns detestei, outros amei, como foi o caso de Machado de Assis, que para mim é o maior escritor brasileiro. Dos brasileiros atuais gosto muito de Loyola Brandão. Em poesia, a de Augusto dos Anjos. Dos estrangeiros, Edgar Allan Poe, Henry Miller, Bukowski... Mas, de fato, minha grande influência na poesia não foi própriamente de um poeta, mas de Lou Reed, com sua poesia crua e visceral em forma de Rock. Foi ele quem me influenciou a escrever poesia, que afinal é a minha maior vocação.

- O que seus livros significam para você? Os livros já mudaram de alguma forma a sua vida?
Creio que esteja falando dos livros em geral. Sim, claro! Ninguém que lê bastante pode afirmar que os livros não mudaram sua vida, sua maneira de pensar e agir com relação ao mundo. No meu caro particular, eles não mudaram, assim, de uma forma brupta e brusca, pois sempre fizeram parte da minha vida. Então, estando os livros sempre presentes, eu me moldei a eles e eles a mim, pois com a evolução do meu pensamento, fui remodelando minhas leituras, fiquei mais exigente. Por exemplo, há pouco tempo descobri um autor romeno chamado Emil Cioran, que é é uma espécie de decorrência natural do meu processo de pensamento.

- Vi que você tem uma editora, que é a "Editor'A Barata Artesanal", fale um pouco sobre ela.
A Editor'A Barata Artesanl não é uma editora sob a forma tradicional. Costumo definir-me como um "Artesão de Livros". Todo o processo, da leitura, revisão, diagramação, impressão, costura e colagem dos livros é feita manualmente por mim. Foi inicialmente a forma que encontrei de publicar meus livros longe da ditadura das grandes editoras, que depois acabou se tornando um negócio. Comigo os autores podem ter a tiragem que quiserem de seus livros e influir e decidir em todos os passos do processo. Não imponho nada, dou sugestões, faço criticas, mas a decisão final é do autor. O fator importante é que, por ser um artesanato, os livros são unicos, embora primando pela qualidade da apresentação.

- Como se sente quando vê que as pessoas estão gostando do seu trabalho?
Olha, Grisberg.... O ser humano é vaidade, e ninguém pode dizer que está acima dela. Mas há, é claro, um limite para ela. Pubiquei 24 livros até hoje e fico muito feliz quando as pessoas leem, comentam, elogiam. Minha literatura é pesada, com exceção de meu ultimo livro que é infantil, então não é o tipo de literatura que se ama da primeira vez. Eu falo de coisas que muita gente torce o nariz, falo das mazelas da alma huma, e muita gente fica desconfortável com isso. Então, quando alguém comenta, elogia, sei que é sincero, fico muito feliz.

- Quais são os seus próximos planos literários? Tem algum projeto em andamento que possa revelar?
Com a Editroa tenho cerca de 16 projetos de outros autores sendo desenvolvidos. Fora isso, tenho 8 projetos meus em fases distintas de produção, sendo 4 de posia, 1 de crônicas, 1 de aforismos, fora o primeiro romance que consegui terminar. O oitavo projeto é um texto que não consegui definir o gênero - rsssss - mas que está mais próximo para um monólogo de teatro.

- Muito obrigado por aceitar essa entrevista!
Meu caro Grisberg, eu que agradeço a oportunidade de falar aos leitores do seu blog "Febre de Livro", e quero aproveitar e parabeniza-lo pela iniciativa. A literatura, o livro, a leitura, precisam ser incentivados. E fico feliz por perceber que alguém jovem como você se dedique a um projeto assim, mesmo sabendo as dificuldades inerentes. Muito obrigado e você! E quem tiver interesse em publicar seu livro de uma forma diferente, com um escritor que faz livros, que etre em contato pelo site da editora, pelo Facebook ou Whatsapp. Abraço!!!
8/8/2016

-

http://febredelivro.blogspot.com/2016/08/editora-barata-artesanal.html

16/11/2017 - André Marques - Debate no Programa 90 Por Hora
28/8/2017 - - - Frases em O Pensador
28/8/2017 - Isaac Soares de Souza - A Palavra é Um Acinte
28/8/2017 - - - Conectando Idéias
28/8/2017 - Marcelo Moreira - Combate Rock - UOL
28/8/2017 - Marcelo Moreira - Combate Rock - Marcelo Moreira
8/8/2016 - Crisberg Luan - Febre do Livro
21/7/2016 - Alexandre Quadros - Entrevista ao Blog Toca do Shark
13/6/2016 - Revista Biografia - Sociedade dos Poetas e Amigos - Luiz Carlos Barata Cichetto [Poeta,Escritor,Webdesigner, Artesão e Editor Artesanal Brasileiro]
14/12/2015 - Cassionei Niches Petry - Raio X de Um Poeta
19/11/2015 - Revista Biografia - Sociedade dos Poetas e Amigos - Poemas Inéditos [Luiz Carlos "Barata" Cichetto]
19/11/2015 - Matheus Narcizo - Escritor cria editora de livros para publicar suas obras e abrir espaço a artistas independentes
28/9/2015 - Mateus Narcizo - Entrevista a Mateus Narcizo
16/9/2015 - Fabio Makarrão - Entrevista Programa Sleevers, Participação Paulão Thomaz
22/8/2015 - Hélio Barbosa - Entrevista de Barata com Hélio Barbosa, do Canal Interface
19/7/2015 - Programa Partitura - Psychotic Eyes e Barata Cichetto no Programa Nº. 56
13/2/2015 - Fabio Da Silva Barbosa - Reboco Caído
1/1/2015 - Joana D'Arc - Entrementes
25/9/2014 - Mateus Narcizo - Revista Sampa USJT 11-2014
24/9/2014 - Célia Coev - Barata Cichetto - Entrevista a Célia Coev - Programa Talk Show - FlixTV
19/4/2014 - Mateus Souza - Depoimento a Mateus Souza
20/2/2014 - Artut Mamede - Gatos & Alfaces - O Mundo Underground Em Revista
13/2/2014 - Adriana Ferreira dos Santos - Memória e Rock and Roll na Paulicéia Desvairada: a Apropriação do Rock Pela Juventude Paulista na Década de 1970
1/1/2014 - Gilberto Santana - Materia On AIR - Entrevista Gilberto Santana com Barata Cichetto
30/11/2013 - Barata Cichetto - Poemas no Bar do Escritor
10/11/2013 - Emanuel R. Marques - Em Busca da Criatividade
13/8/2013 - Dum De Lucca - Jukebox
24/5/2013 - Paulo Ragassi - Entrevista ao Programa Tah Ligado
29/1/2013 - Célia Coev - Barata Cichetto - Entrevista no Talk Show - Celia Coev
17/1/2013 - Diego El Khouri - Molho Livre e Fetozine
17/11/2012 - Rob Gordon - Carta Aberta 2
1/10/2012 - Marcelo Moreira - Combate Rock - Estadão
13/9/2012 - Jackson - Programa Momento Rocktime 57
5/9/2012 - Rob Gordon - Carta Aberta
22/7/2012 - Combate Rock - Combate Rock
17/7/2012 - Jackson - Programa Rocktime 49
5/7/2012 - Pinnas - Portal Megaphone
6/4/2012 - Ian o Da Rocha - Ninguém Presta
13/12/2011 - Jackson - Barata Cichetto no Programa Rocktime
2/12/2011 - Jackson - Video Institucional Para o Programa Rocktime
9/9/2010 - Alceu Maynard - Participação no Quadro "Cinco Sons", do Programa Radar Cultura, da Rádio Cultura Brasil
9/9/2010 - Alceu Maynard e Roberta Martinelli - Barata no Radar Cultura, com a Banda Pedra
1/2/2010 - Alex Alves - Segunda Entrevista ao Blog "Dengue, É O Fim da Picada"
1/10/2009 - Alex Alves - Entrevista ao Blog "Dengue, É O Fim da Picada"
18/8/2008 - Ricardo Noblat - Blog do Noblat
1/6/2007 - Pedro Vicente - Entrevista ao Site ClubRock
1/5/2007 - Janailson Nogueira - Texto de Matéria de Capa do Jornal "O Pajeu"
24/7/2005 - Antonio Dimas Simão de Oliveira e Maria Irles de Oliveira Mayorga - Citação de Texto de Barata Cichetto no XLIII Congresso da Sober
12/12/2003 - Fábio G. Carvalho - Entrevista Por Fábio G. Carvalho com Luiz "Barata" Cichetto, em Outubro de 2003
6/2/2003 - Claudia Bia - Entrevista Claudia Bia
1/1/2003 - Fábio G.Carvelho - Matéria no Site Choose Your Side
21/3/2002 - Jornal do Brasil - Jornal do Brasil
1/1/2002 - Rock Brigade - Revista "Rock Brigade"
1/1/2002 - Cezar Heavy - Entrevista ao Fanzine Rock e Cultura
20/9/2000 - Fernanda Danellon - Entrevista Programa Vitrine
1/1/1997 - Barata Cichetto - Barata no Whiplash

1958 1990 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

CONHEÇA NOSSOS PARCEIROS

 

(11) 96358-9727

A Barata - O Site

A Barata Ao Vivo

Amigos & Livros

A Arca do Barata

Arquivos Abertos

Artesanato

As Faces d'O Corvo
Augusto dos Anjos

Ataraxia

Barata Cichetto, Quem É?

Barata Rocker

Biografi'As Baratas

Camisetas

Cinematec'A Barata

Coletâneas de Rock

Colunas Antigas
Conte Comigo, Conte Pra Mim
Contos d'A Barata
Convergências
Crom

Crônic'As Baratas

Depoimentos

Des-Aforismos Poéticos Baratianos

Discoteca d'A Barata

Download Free

Ensaios Musicais

Entrevist'As Baratas

Eventos

Facebookianas
Fal'A Barata!
Fotos
Gatos & Alfaces
Kakerlak Doppelgänger
Livrari'A Barata
Livros
Madame X
Memória A Barata
Micrônic'As Baratas

Na Mídia

O Anjo Venusanal
Pinturas
Pi Ao Quadrado

Poesi'a Barata

Ponto de Fuga
Pornomatopéias
PQP - Puta Que Pariu
Projeto Sangue de Barata
Psychotic Eyes
Renato Pop
Resenhas

Retratos e Caricaturas

Revist'A Barata Digital

Revist'A Barata

Seren Goch: 2332

Sub-Versões

Tublues

Versus

Videos

Vitória

Webradio

Todos os textos, exceto quando indicados, são de autoria de Luiz Carlos Giraçol Cichetto, nome literário Barata Cichetto, e foram registrados na Fundação Biblioteca Nacional. Não é permitida a publicação em nenhum meio de comunicação sem a prévia autorização do autor, bem como o uso das marcas "A Barata" e "Liberdade de Expressão e Expressão de Liberdade". Lei de Direitos Autorais: 9610/98.

 On Line

Política de Privacidade

Free counter users online