(11) 96358-9727

 

1958 1990 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

 

A Barata Ao Vivo Biografi'As Baratas Discoteca d'A Barata Ensaios Musicais Coletâneas de Rock


1ª. FEST'A BARATA - ROCK É ATITUDE!
Barata Cichetto

THE BLACK RAINBOW - DIO VERCILHA ZAIRA - LED ZEPPELIN CRUSADERS - SAXON THE EDDIE OF DARKNESS - IRON MAIDEN LIBERTINAGEM
11/1/2002 - Fofinho Rock Club
Produção: A Barata

Fotografia: -
A "1ª. Fest'A Barata / Rock é Atitude!" aconteceu em Janeiro, dia 11, na Fofinho Rock Club, na Av. Celso Garcia, 2728, São Paulo, com vários shows, arte, poesia e outras atrações. Na Fofinho Rock Club, na Av. Celso Garcia, 2728, São Paulo, uma das mais antigas e tradicionais casas de Rock de São Paulo.

Num clima de total amizade e integração, quase 400 pessoas, numa noite chuvosa de Janeiro, curtiram várias bandas, poesia, teatro, artes plásticas etc.. E provaram que realmente, "Rock é Atitude!"

Um sonho, todos sabem o que é conseguir realizar. Quando este começou, no início de 2001, imaginei que seria um daqueles impossíveis, em que a gente depois de algum tempo simplesmente, por falta de força ou desejo, simplesmente por não acreditar que seja possível...

Com a Fest'A Barata não seria diferente, acaso algumas circunstancias poderosas não o tivessem retirado do campo dos sonhos e o jogado no campo da realidade. Tento agora, cinco meses depois, relembrar tais circunstâncias, mas a principal delas foi que alguns amigos e pessoas próximas passassem a acreditar que eu conseguiria realizar. E assim foi feito, e assim aconteceu.

Na noite anterior, obviamente eu não conseguira dormir, passara a noite nos últimos preparativos. À tarde, fomos, eu e o amigo Graciano á Fofinho, montar o cenário da Festa. O coração aos pulos, a expectativa, o mesmo de que ninguém aparecesse, que as bandas furassem, que um furacão se abatesse sobre a cidade.

As horas passavam rapidamente e por volta das 16:00 o pessoal do Eddie Of Darkness chegou para a passagem de som, eles seriam os últimos a entrar no palco. Logo depois o pessoal do Black Rainbow, que seria a primeira banda, logo após a banda de abertura. Bem, as coisas pareciam correr direito, mas de repente principiou uma chuva torrencial, que acabou durando a madrugada inteira.

Por volta das oito da noite, de volta á Fofinho, as pessoas na porta, aguardando a hora de entrar. As bandas chegando, o pessoal que ia participar. Jacareí inteira trazida pelas grandes mãos do Gigante Nicolau parecia estar dentro do ônibus fretado, tal o barulho que faziam.

Quase 10 da noite e com um certo atraso a casa abre. Robson Stroebel maneja magicamente seus pincéis e sobre a parede negra da Fofinho, executa sua magia, Marcel com suas latas de spray mágico desenha na outra... Ozi dos Palmares solta seu canto nordestino... A Fofinho parece pequena para tanta magia. As poesias nas paredes, como quadros...

Pelos cantos, bar, em toda à parte encontro autores e amigos que publicam n'A Barata: Manoel Calixto, Bigode, Maira Reicher, Marcio do Wired, Vandirson, T. Wendy Coisas e Wlaj Furor, Leonardo Martins, Calvin Junior, Sergio Bauchiglione, e, é claro, meus filhos, Ian e Raul. Num dado momento a figura de Jorge Mendes aparece acompanhada de Célia Demézio e dos que falam pelas paredes. O cenário da Festa está completo e o poderia ser apenas um sonho, cumpre seu papel perante a realidade...

Por volta das onze da noite, sobe ao palco o pessoal do "Black Rainbow", e quando Odair solta a voz, parece que um arco-íris ilumina a escuridão daquela noite... Vercilha Zaira com Led Zeppelin emana seu brilho... e "Celebration Day" nunca mais será a mesma...

No meio da madrugada, Vanderlei solta seu monólogo entre a galera dividida entre extasiada e indiferente e fala sobre a solidão do universo. Em um sacrifício extremo pela falta de seu vocalista Rodolfo, o Crusaders, com Saxon Cover sobe ao palco da Fofinho, com Marcelo Lanfranchi do Denin And Leather no vocais e cumprem dignamente seu papel, "fight the good fight"!!!

Em meio a tantas coisas, "como um cão de rua", Heavy me esbarra, um tanto travado de xiboquinha e abraçados como velhos amigos que se conhecem há meia hora, falamos sobre o futuro do Rock And Roll... E a Fest'A Barata ainda continua... e já são quatro e tanto da manhã.

Nesse instante, os deuses do Rock mandam suas iluminações e sobe ao palco a banda Eddie Of Darkness. O vozeirão de Marcelo e a bateria pesada de Alexandre parece que vão derrubar as paredes da Fofinho. A galera do Piece Of Maiden, garotos fanáticos por Iron Maiden que já dormiam enrolados pelos cantos, acordam e agitam como se a última guerra pela sobrevivência os consumisse. São garotos, e como diria Pete Towshend, "kids are alright"... e os garotos do "grafite" terminam sua pequena obra, um "Eddie", construído com latas de "spray".

O dia amanhece, quase sete da manhã, os últimos músicos deixam a Fofinho, Marcelo Nicolau com dois copos de bebida nas mãos, agora comemora. Sento-me sozinho em um canto e parecendo acordar de um lindo sonho, apenas penso: "foi uma festa!".

A Fofinho agora está quieta, apenas o barulho das vassouras manejadas pela Tia são ouvidas, as pessoas se foram. Em um canto, Renata, dona da Fofinho sorri e pergunta: "você gostou?". "Foi um sonho", não lembro se respondo, ou apenas penso.

Dias depois, ao perguntar a um conhecido sobre o que achou, este simplesmente responde: "Parecia uma festa de criança, todo mundo parecia que se conhecia, que eram amigos...", Acho então que conseguimos, estou certo, aliás. Isto realmente é "Rock Atitude!".

Registro no E.D.A. da F.B.N. : 513.861 - Livro 974 - Folha 209


1958 1990 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018

CONHEÇA NOSSOS PARCEIROS

 

(11) 96358-9727

A Barata - O Site

A Barata Ao Vivo

Amigos & Livros

A Arca do Barata

Arquivos Abertos

Artesanato

As Faces d'O Corvo
Augusto dos Anjos

Ataraxia

Barata Cichetto, Quem É?

Barata Rocker

Biografi'As Baratas

Camisetas

Cinematec'A Barata

Coletâneas de Rock

Colunas Antigas
Conte Comigo, Conte Pra Mim
Contos d'A Barata
Convergências
Crom

Crônic'As Baratas

Depoimentos

Des-Aforismos Poéticos Baratianos

Discoteca d'A Barata

Download Free

Ensaios Musicais

Entrevist'As Baratas

Eventos

Facebookianas
Fal'A Barata!
Fotos
Gatos & Alfaces
Kakerlak Doppelgänger
Livrari'A Barata
Livros
Madame X
Memória A Barata
Micrônic'As Baratas

Na Mídia

O Anjo Venusanal
Pinturas
Pi Ao Quadrado

Poesi'a Barata

Ponto de Fuga
Pornomatopéias
PQP - Puta Que Pariu
Projeto Sangue de Barata
Psychotic Eyes
Renato Pop
Resenhas

Retratos e Caricaturas

Revist'A Barata Digital

Revist'A Barata

Seren Goch: 2332

Sub-Versões

Tublues

Versus

Videos

Vitória

Webradio

Todos os textos, exceto quando indicados, são de autoria de Luiz Carlos Giraçol Cichetto, nome literário Barata Cichetto, e foram registrados na Fundação Biblioteca Nacional. Não é permitida a publicação em nenhum meio de comunicação sem a prévia autorização do autor, bem como o uso das marcas "A Barata" e "Liberdade de Expressão e Expressão de Liberdade". Lei de Direitos Autorais: 9610/98.

 On Line

Política de Privacidade

Free counter users online