Norman Bates
..............................................................................................................................................................................
Luiz Carlos "Barata" Cichetto
barata.cichetto@gmail.com
A banda Norman Bates surgiu em 1995 como fruto da prodigiosa imaginação de Carlos Bremgartner e Eric Mendes. Depois de uma rápida incursão pelo meio alternativo de Belém, o grupo ganhou certa notoriedade como "projeto paralelo" de bandas como Delinquentes, Baby Loyds e Pig Malaquias. Eram sete integrantes em cima do palco: três vocalistas, dois guitarristas, baixista e baterista. Sem contar os recursos de percussão e efeitos usados na primeira fase da banda.

Seguiu-se um ano de ausência. A banda voltou ao cenário em meados de 1996 com nova formação, mais enxuta, apresentando seu primeiro tape, "Nada a Dizer", gravado com programação de bateria no HG Stúdio. 

Depois de várias apresentações e de gravar as coletâneas "Açaí Pirão", do selo Ná Figueredo Records, e Container (organizada pelo programa Balanço do Rock, da Cultura FM de Belém, e ainda parcialmente inédita), o NB lançou sua primeira demo tape, intitulada Placebo, em dezembro de 1998. O tape foi gravada por Beto Fares (produtor das melhores bandas de Belém há mais de 10 anos) e trazia nove músicas registradas ao vivo nos estúdios da Cultura FM 93,7 de Belém. 

Em 2000, a banda reeditou Placebo com cinco músicas bônus, completando uma antologia dos cinco anos de carreira. O "Lado B" da demo tape do NB trazia as duas faixas de Container, entre elas, "Sampa (Apodrecendo)" - parceria de Giovani Macambira e o vocalista e compositor das bandas Tribo e Epadu, Cláudio Figueiredo. "Nada a Dizer", completa o material bônus, junto com "All for None" e "Trama", gravadas no Teatro Margarida Schiwazzappa, durante o projeto Rock Roque em outubro de 1999. Desse projeto, participaram, entre outros, o violonista Salomão Habib e o compositor Toni Soares.

No início de 2001, integrantes da banda Cravo Carbono editaram uma coletânea artesanal com tiragem limitada de CDs, contendo duas músicas do NB gravadas no show de aniversário do Balanço do Rock, transmitido ao vivo em agosto do ano anterior. As faixas escolhidas foram " A Esperança" e "Trama", sendo que está ultima teve inadvertidamente seus primeiros compassos suprimidos. A coletânea chama-se Massa Grossa e trazia ainda faixas do próprio Cravo Carbono, Mangabezo, Maria Fecha a Porta e Iva Rothe. 

Depois de recuperar quatro faixas gravadas no Magic Mystery Studio, a banda faz um pré-lançamento do single "All for none" com tiragem limitada e artesanal. Além das faixas de estúdio - "All for None", "Fusão", "Noé (Desce da Barca)", "Fusão" e "Placebo" - são acrescentadas "A Esperança" (ao vivo) e "Nada a Dizer" (o primeiro registro, de 1996), como faixas bônus. Depois de fechar patrocínio com a loja Ná Figueiredo e a gráfica Delta, a banda deve lançar oficialmente o single em setembro. 

Desde de junho de 2001 a banda está gravando 17 faixas que devem dar origem a um novo single, com as canções da primeira fase da banda (a mais punk) e um álbum com 13 músicas compostas depois. O álbum tem produção do próprio grupo e de Beto Fares.

Nome:
Norman Bates

Inspiração:
Protagonista edipiano de Psicose, clássico do mestre do suspense Alfred Hitchcock 

Atividade:
Rock and Roll e subversões artísticas.

Origem:
Belém, província equatorial situada no nordeste da região amazônica.

Características:
Formada em fevereiro de 1995, tem som vigoroso e letras inquietantes. Costuma ser associado a atos transgressivos.
Registro no E.D.A. da F.B.N. : 513.861 - Livro 974 - Folha 209

(11) 96358-9727

A Barata - O Site-+
Fest'As Baratas
A Barata na Mídia
Barata Cichetto, Quem É?
Depoimentos
Fotos
Poemas Por Título
Por Livro
Por Data
Com Áudio
Musicados
Com Vídeo
Livros Impressos
Artesanato
Camisetas
Convergências
PQP - Puta Que Pariu
Pinturas
Sub-Versões
Videos
Webradio
A Barata Ao Vivo
Biografi'As Baratas
Discoteca d'A Barata
Ensaios Musicais
1a. Coletâne'A Barata
2a. Coletâne'A Barata
Festival Música Independente
Coletânea Gatos & Alfaces
Gatos & Alfaces
Pi Ao Quadrado
Revist'A Barata
Versus
Arca do Barata
Contos d'A Barata
Crônic'As Baratas
Entrevist'As Baratas
Fal'A Barata!
Resenhas de Filmes
Resenhas de Livros
Micrônic'As Baratas
Ataraxia
Crom
Kakerlak Doppelgänger
Madame X
O Anjo Venusanal
Ponto de Fuga
Pornomatopéias
Projeto Sangue de Barata
Psychotic Eyes
Renato Pop
Seren Goch: 2332
Tublues
Vitória

Todos os textos, exceto quando indicados, são de autoria de Luiz Carlos "Barata" Cichetto e registrados na Fundação Biblioteca Nacional. Não é permitida a publicação em nenhum meio de comunicação sem a prévia autorização do autor. Bem como o uso das marcas "A Barata" e "Liberdade de Expressão e Expressão de Liberdade".

 On Line:  215