Todos os textos, exceto quando indicados, são de autoria de Luiz Carlos "Barata" Cichetto e registrados na Fundação Biblioteca Nacional. Não é permitida a publicação em nenhum meio de comunicação sem a prévia autorização do autor. Bem como o uso das marcas "A Barata" e "Liberdade de Expressão e Expressão de Liberdade".

 

Tublues, ou o Sonho Não Acabou!
..............................................................................................................................................................................
Luiz Carlos "Barata" Cichetto
barata.cichetto@gmail.com
Queria começar o presente texto com algo a respeito de sonhos, alguma citação de alguém famoso. Uma frase de Lennon, por exemplo, mas todas elas pareceram pequenas demais para expressar o sentimento que num determinado momento senti. Aqueles que sabem o que é num único momento a gente ter o sonho realizado por uma pessoa e ao mesmo tempo realizar um outro sonho desta pessoa, sabe do que estou falando. Claro que infelizmente não devem existir muitas pessoas que um dia em suas vidas tiveram o prazer de ter isso. Portanto, apesar de todos os problemas pelos quais passei e passo, sinto-me efetivamente como um ser humano privilegiado.

A data do privilégio: 8 de Novembro de 2003, local do privilégio: Led Slay. Personagens deste sonho realizado: Luiz 'Barata' Cichetto, eu mesmo, criador do site A Barata, de um lado, e Cezar 'Heavy' Bastos, fundador, baixista e vocal da banda Tublues.

Retornemos no tempo, há cerca de quase dois anos atrás, final de 2001, quando, nem lembro de que forma, tomei contato com o trabalho da banda Tublues, um trio de Lorena, interior de São Paulo, que tinha um trabalho muito bem feito, um hard-rock'n'roll bem crú, mas com muita competência. Recebi a primeira demo da banda e curti um monte. No início de 2002, 11 de Janeiro precisamente, aconteceu o '1º. Fest'A Barata' e naquele dia conheci o Heavy, que veio de Lorena especialmente para prestigiar. Depois de um porre de 'Xiboquinha', e umas fotos, o danado se picou de volta pra sua cidade, com uma promessa minha de que quando rolasse a primeira oportunidade, eu traria a banda para tocar em São Paulo.

Meses depois, a casa onde fora realizado nosso evento pediu-me a indicação de uma banda e lógico que indiquei o Tublues. A galera ficou doida, alugaram carro e trouxeram mais duas bandas da cidade: O Face IT Out, competentíssima banda de Thrash Metal e uma banda que, também tendo Heavy nos vocais fariam Judas Priest Cover. Quis o destino e a incompetência da casa, mas na hora da apresentação, sequer as portas foram abertas e a apresentação cancelada. Imaginem o sentimento de frustração daqueles músicos que viram seu sonho ir pro ralo.A imagem que tenho para ilustrar isso: Heavy, um cara de cabelos brancos, longa estrada de Rock, quase quarenta de idade, chorando e implorando que abrissem a casa, que eles tocariam para quem estivesse lá. Negativo! Eles arcaram com o prejuízo e retornaram a Lorena... Imagino a tristeza e a frustração de ter seu sonho morto a pauladas de incompetência, que acompanharam aqueles caras em sua jornada de volta.

Naquela calçada, distribuímos ás pessoas que estavam ali para ver as bandas, os CDs do Tublues que tínhamos e o Heavy me pede para lhe mandar 'umas letras' minhas. Naquele dia reafirmei ao Heavy e a galera do Tublues que assim que rolasse algo ao qual tivesse produção da gente, eu os traria... De qualquer jeito. Sentia-me meio culpado por indicar aquela casa, mas a amizade e o respeito que eles tinham pelo trabalho frente ao site A Barata e eu ao trabalho deles, fez com que nascesse ali uma certa cumplicidade. Sonhos compartilhados são a maior e melhor forma de cumplicidade.

Um dia Heavy me manda um E-Mail e me diz que a música ficara pronta. No inicio não acreditei, achei que era balela dele. Dos poemas que mandei, ele me dizia que 'Sangue de Barata' caíra perfeitamente, que a música estava 'du caralho' e tal. O tempo foi passando e um dia, o irmão Marcelo Nicolau assiste uma apresentação deles em Guaratinguetá e me diz que ouviu a música e que ela está muito boa! Quer dizer que existia, mesmo!

Cerca de um ano e meio depois, e uma série de problemas de saúde e financeiros que tive, recebo o convite para realizar o '2º. Fest'A Barata' em outra casa, muito maior, com poder de atrair público muito melhor. Nem preciso dizer que nem pensei duas vezes. Sabia que teria problemas para colocar o Tublues em função de que a condição era que fosse um show de 'covers'. Mas decidi encarar, mas não rolou nenhum problema, pois eu os colocaria como 'Banda de Abertura'.

A essas alturas Heavy fazia mistério, eu queria escutar a musica, mas ele me dizia que somente ao vivo. Nem podia acreditar e fiquei cético... Até o dia 8 de Novembro. Depois de quatro meses de preparação, correria e pressão absolutas, chegou finalmente o dia do '2º. Fest'A Barata - Rock É Atitude!' Chegou. Nem preciso falar que a noite anterior foi de quase nenhum sono, mesmo acompanhado de generosas doses de 'Dreher' e umas três carteiras de cigarros.

O dia amanheceu bonito, com um sol fantástico, ao contrário do que acontecera nos dias anteriores, com muita chuva e frio. Mas a tensão, o medo de que uma chuva torrencial pudesse literalmente botar por água abaixo aquele trabalho todo. Duas e pouco da tarde, o Heavy do Tublues me liga. Estava já na porta da Led esperando o horário de passagem de som que estava marcado somente para as 5 da tarde. A ansiedade dele era patente. Mas não acho que era maior que a minha. Afinal aquela banda iria realizar meu antigo sonho de ter uma de minhas poesias musicadas. Ele vinha fazendo suspense e eu ainda não tinha ainda escutado a tal 'Sangue de Barata'. A passagem de som seria minha redenção.

Cinco e meia da tarde, chegam Heavy e Alexandre e começa a passagem de som do Tublues. Atrás de pregar um banner na entrada só percebo que o som que eles tocam é a tão esperada 'Sangue de Barata' no final. Mesmo pegando apenas o final, aquilo deu um gosto de realidade aos meus sonhos. Nem consigo contar o que senti ali. Que sabe o que é ter um sonho de mais de 20 anos, por mais simples que seja, realizado, sabe bem o que estou falando...

O pessoal do Tublues está impaciente, o Heavy está nervoso apesar dos cabelos brancos que mostram um caminho longo percorrido na Estrada. Nove e pouco da noite, ainda pouca gente na casa me dá calafrios, mas por volta de nove e meia, a galera começa chegar mais forte. Chega o amigo e fantástico vocalista Abdalla que irá fazer Deep Purple e Sabbath... Conversamos, eu, ele e o Heavy e rola a idéia do Abdalla fazer uma música com o Tublues. Fantástico. A festa vai começar...

Quase 10 da noite e resolvo tentar vencer minha timidez e apresentar... Subo no palco tremendo de vergonha, apresento a Fest'A Barata e falo rapidamente sobre o Tublues. Tinha escrito uma ficha com as informações básicas da banda para falar, mas na hora esqueci tudo...

Heavy, Alexandre e James, aliás, este um fantástico batera de 17 anos, se agitam e logo começam a soltar seu mais puro Rock'N'Roll. Nos primeiros acordes de - adivinhem? - 'Sangue de Barata', meu coração velho ameaça saltar pra fora, mas eu fecho a boca. Ali escondido no meio da galera, faço de conta que não escuto repetidas vezes o Heavy me chamar, afinal eu não nasci para o palco, só sei que 'Não posso ser menor que a vida/Nem maior que a morte...' Imaginei que aquele som seria algo como um Blues, mas é um hardão brabo e não deixou meu ego inflado e começo a dançar que nem doido. Nem estou nem ai quando Heavy fala sobre mim e faz uma porrada de elogios. Quero é curtir ali no salão da Led Slay meus solitários minutos de sonho real.

Algum problema me agarra pelo braço logo e me tira do salão no inicio de 'Como Um Cão de Rua', algo na linha 'Foghat', bem pesado e ritmado. Ainda passo por ali durante a música e vejo que a galera antes surpresa com uma banda desconhecida com trabalho próprio, está curtindo muito o som da banda e começa a agitar freneticamente.

No fundo da Led, alguém me oferece um copo de cerveja e fica surpreso quando eu recuso. Escuto Heavy chamar Abdalla para participar do 'show' e sei que a música é 'Stress' da lendária banda Casa das Máquinas. Corro pro salão e vejo o gigante Abdalla fazendo percussão e backing vocal. Meu, que momento!!!! 'Eu não tenho pressa/Pressa de morrer' diz um trecho da letra, mas alguém apressado passa correndo e me arrasta para... Outro probleminha.

Mais alguns minutos de ausência e me acomodo de novo no meio da galera, que a essas alturas está bem maior e que entrou no show do Tublues. Alguém me estende outro copo e depois de nova negativa e novo espanto só interrompido pelo anúncio da próxima música, um tributo ao Led Zeppelin, a emotiva e sensível 'Zeppeliana', que me leva 'Ao mais puro céu/Ao mais puro som/Onde quero chegar'. Realmente, aquele dia é um 'Celebration Day...'.

'Ambição Ardente' é um outro Rock bem pesado, com a guitarra de Alexandre falando alto e um peso absurdamente bem colocado pelas baquetas do garoto James. Mas também é interrompido por outra puxada no braço...

A próxima música consigo apenas escutar do saguão da Led. Um cover de 'Uma Banda Made In Brazil', do Made, onde Heavy paga seu tributo à lendária banda brasileira e aos irmãos Vecchione. Nessa vejo Rolando Castello Júnior, o amigo e batera e fundador da Patrulha do Espaço chegar junto com outro músico da banda, o Marcello Schevano. Depois dos abraços e agradecimentos, retorno ao salão e o Tublues está encerando sua participação com outra cover, desta vez 'Whole Lotta Rose', do AC/DC. A galera definitivamente cai no som, afinal não dá para ficar parado ao ouvir esse som!

Trinta e poucos minutos, o Tublues se despede e como sempre acontece a galera vai pro fundo, pro bar. Sigo aquela massa, preciso de algo, agora uma cerveja vai bem. Encosto no balcão peço uma cerveja e no primeiro copo, vejo Junior e Schevano conversando, poucos minutos depois e se juntam a nós o Heavy e Abdalla. A conversa é rápida e Heavy me puxa pelo braço e me diz que eu realizei um sonho que ele tinha desde os 15 anos, que era tocar no palco da Led Slay. Como é bom uma coisa realizar o sonho de duas pessoas ao mesmo tempo.

No início deste texto falei que nenhuma citação caberia, acho que não é bm assim:
'Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade...' Tinha que ser algo de Raul Seixas mesmo pra me socorrer.


SANGUE DE BARATA
Letra: Luiz 'Barata' Cichetto
Música: Cezar 'Heavy' Bastos


Não posso ser menor que o Sonho,
Nem maior que o Pesadelo!
Não posso ser menor que a Liberdade,
Nem maior que a Prisão!
Não posso ser menor que o Homem,
Nem maior que o Cão!
Não posso ser menor que o Bem.
Nem maior que o Mal!
Não posso ser menor que o Amor,
Nem maior que o Ódio!
Não posso ser menor que a Vida,
Nem maior que a Morte!

TUBLUES, A BANDA

Formada em 1999 em Lorena, SP, no Vale do Paraíba, na intenção de resgatar a essência do Blues e do Rock'n'Roll dos anos 60 e 70 e algo dos anos 80, com influências que vão de Made In Brazil, Casa das Máquinas, Stevie Ray Vaughan, Led Zeppelin, entre outras da época.

: Alexandre Alves, Guitarrista com influências de Ritchie Blackmore, Hendrix e Gary Moore. Estudou no IG&T com Anderson Bersani. Também tocou outros estilos e passou pelas bandas Arkhann e Mordor. Atualmente toca nas bandas Tublues e Medellin.

: James Buris, Baterista de 17 anos, vem sendo uma das revelações dos novos bateristas da região. Influenciado por Randy Castillo e John Bonham. Em 2001 foi o 2º. Colocado no renomado 'Vale Jazz Festival', promovido pelo baterista Cláudio Abreu. Atualmente toca nas bandas Tublues e Medellin.

: Cezar 'Heavy' Bastos: Longa estrada de Rock'n'Roll r viciado em música. Começou a tocar guitarra e pulou para o Baixo e Vocal. Ainda em São Paulo teve várias bandas de Metal, Rock, Blues Etc.. As influências mais marcantes: Jim Morrison, Ian Gillan, Steve Harris, Tommy Shannon, John Paul Jones, Robert Plant, Gene Simmons, Allan Woody entre outros. É fundador da banda.

Contato: César (12) 5552-7017, E-Mail: heavycezar@bol.com.br, Demos: 'Tublues', 2001 e 'O Bicho Vai Pegar', 2003


Site Oficial
http://tublues.i-ltda.net

Luiz Carlos Cichetto
28/11/2003
Registro no E.D.A. da F.B.N. : 513.861 - Livro 974 - Folha 209
Belchior, Alucine-se!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 01 de Dezembro de 2002
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 06 de Dezembro de 2002
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 07 de Dezembro de 2002
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 09 de Novembro de 2002
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 14 de Dezembro de 2002
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 14 de Novembro de 2002
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 15 de Novembro de 2002
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 16 de Novembro de 2002
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 20 de Julho de 2003
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 21 de Novembro de 2002
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 22 de Novembro de 2002
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 23 de Maio de 2003
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 23 de Novembro de 2002
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 24 de Maio de 2003
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 29 de Março de 2003
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 29 de Novembro de 2002
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 30 de Novembro de 2003
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar: 31 de Março de 1979
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Diário de Bordo, Data Estelar; 28 de Março de 2003
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Garotas Com Camisetas do Slade
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Janis, Uma Deusa
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
O Garoto
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
O Sonho Acabou de Ser Assassinado
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Pancreatite, Cachaça e Solidão
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Raul Seixas, 10 Anos
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Raul Seixas, Um Mestre
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Titãs, Uma Fábrica de Som
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Tublues, ou o Sonho Não Acabou!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Um Iron Maiden Que Não é o Iron Maiden???? Em 1965
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Um Kaleidoscópio Sonoro
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Um Velho Disco de Vinil
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------
Arca do Barata
Contos d'A Barata
Crônic'As Baratas
Entrevist'As Baratas
Fal'A Barata!
Resenhas de Filmes
Resenhas de Livros
Micrônic'As Baratas
Camisetas
Livros
Revist'A Barata
Revistas Impressas
Artesanato
O Anjo Venusanal
Ponto de Fuga
Convergências
?/span>pera Rock Vitória
PQP - Puta Que Pariu
Webradio
Sub-Versões
Videos
A Barata Ao Vivo
Biografi'As Baratas
Discoteca d'A Barata
Ensaios Musicais
1a. Coletâne'A Barata
2a. Coletâne'A Barata
Festival Música Independente
A Barata - O Site
Fest'As Baratas
A Barata na Midia
Barata Cichetto, Quem ?
Depoimentos
Amigos & Parceiros
Fotos
Arquíloco (1981)
Sangue de Barata
Impessoal e Transferível
1958
A Verdadeira História da Betty Boop
Emoções Baratas
O Olhar Gótico da Morte Dentro da Cibernética Taverna
O Câncer, O Leão e O Escorpião
O Cu de Vênus
O Êxtase
Poemas Perdidos

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 On Line:  24