Brasil Papaya - Esperanza
Carro Bomba - Carcaça
Carro Bomba - Nervoso
Carro Bomba - Segundo Atentado
CASCH - High Level Low Profile
Imperial - A Grande Batalha e Seis Anos Queimando na Terra de Ninguém
Kim Kehl & Os Kurandeiros - Mambo Jambo
Kim Kehl & Os Kurandeiros - Kim Kehl & Os Kurandeiros
King Bird - Jaywalker
Lírio de Vidro - Lírio de Vidro
Norba Zamboni - Walking and Sliding
Norman Bates - Norman Bates
Patrulha do Espaço - .ComPacto
Pedra - Pedra
Pedra (3) - Pedra
Seu Zé - Festival do Desconcerto
Spectro - Spectro
Sunflower - A New Beginning...
Sunroad - Arena of Aliens e Flying N´Floating
Tomada - Volts
Uivo Beat - Nas Ruas do Homem Entre Guias de Spleen

+ A Barata Ao Vivo + Biografi'As Baratas + Discoteca d'A Barata + Ensaios Musicais + Coletâneas de Rock +

  Walking and Sliding

WALKING AND SLIDING
Norba Zamboni
Barata Cichetto
barata.cichetto@gmail.com
Ano: 2009
Gravadora: ZZboni Records
Músicos:
Norba Zamboni - Guitarra Eléctrica, Lap Steel e Slide Guitar
Manny Monteiro - Bateria e Vocal
Bira Rosa - Baixo e Backing Vocals
Participação: Andria Busic (Dr. Sin) Baixo em Highway Six Strings
André Youssef (Orgão Hammond).
Faixas:
1 - Walking and Sliding
2 - The Number One
3 - Blues for Denise
4 - Mary Wicked Blues
5 - Lonely and Drunk Wolf
6 - Party Tonight
7 - Pignose Set
8 - Highway Six Strings
9 - The Old Mean Town Blues
Síte: http://www.myspace.com/norbazamboni
Contato/Pedidos: norbazamboni@hotmail.com
Slide Guitar: A técnica do "Slide Guitar" é uma forma de tocar guitarra em que se utiliza de um pequeno tubo de metal, para alterar o tom em que se toca, deslizando esse tubo pelas cordas da guitarra. Originalmente era utilizado o gargalo de uma garrafa e em função disso a técnica era chamada de "Bottleneck". Criado e utilizado com frequencia por músicos de Blues e Rock, Slide Guitar é uma técnica que se não for utilizada com critério torna insuportável a audição.

Norba Zamboni: Desde o final da década de 70, Norba Zamboni participou de inúmeras bandas de baile, onde tocava covers de artistas como Cream, Led Zeppelin, Jimi Hendrix, entre outros. Nos anos 1980, passou a acompanhar Vanusa e Eduardo e Sylvinha Araújo. Em 1985, mudou-se para a França e de volta ao Brasil em 1987, seguiu trabalhando com cantores e duplas de grande sucesso. No final da década de 1990, estreou seu show "Sujo, Sujo, Sujo!", dedicado ao Blues Rock instrumental. Paralelamente gravou o CD de estréia da banda Blues on the Rocks.

Antes de falar propriamente do CD "Walking and Sliding", quero deixar claro que não sendo músico tenho por critério ao falar sobre os CDs que analiso utilizar unicamente da emoção que a musica me traz. Parece óbvio isso, mas não é. Além disso, escrever sobre discos de guitarristas é sempre complicado, porque normalmente guitarristas são pretensiosos e estrelinhas demais, o que torna a tarefa mais dificil. O que encontraria? Um arrastado e melancólico disco de Blues? Um disco de guitarrista “fritador” de Rock? Então, fiquei dias sem coragem de escutar, medo mesmo da decepção... Mas uma quinta-feira de um calor insuportável, apanho o CD na mão e decido escutar... E ai...

E ai que não conseguia sair das duas primeiras faixas, as maravilhosas "Walking and Sliding" e "The Number One", puro Rock instrumental com a Slide Guitar de Norba brincando de passear pelas cordas da guitarra. Um passeio musical delicioso, que dá vontade da gente sair dançando... Vivendo... Agora, dá licença, irmão, que eu preciso começar outro parágrafo:

"Blues for Denise" é uma ode, algo que pega a emoção da gente e vira dos avessos. Poesia musical, Norba! Esta para mim é a maior definição dessa maravilhosa música

Mas, como não são apenas de emoções reviradas que se vive, há também "Mary Wicked Blues", esta com letra e cantada com aquela entonação "Mississipi" por Manny Monteiro. "Lonely and Drunk Wolf" é outra instrumental naquele estilo Country/Blues. Em "Party Tonight", Norba e sua maravilhosa trupe retoma com músicas cantadas, numa pegada bem Rock'n'Roll, naquele estilão característico de Johnny Winter, onde até o vocal o lembra. Deliciosa faixa, com a Slide de Norba "conversando" com a voz rouca. Realmente uma festa.

"Pignose Set", sétima faixa de "Walking and Sliding" é outra que pega a gente pela mais pura emoção. Um lamento, como todo bom Blues deve ser. Se alguém dissesse que é Ry Cooder ou que é esta a trilha sonora verdadeira de "Paris, Texas", eu acreditaria. Agora, opa!!!! "Highway Six Strings", de Bob Dylan com participação de Andria Busic do Dr Sin no baixo, é outra música deliciosa e dançante.

Parece que o tubinho de metal já faz parte dos dedos de Norba, tal é a facilidade que ele parece ter no uso e a qualidade do som que sai pelos alto-falantes. Então chegamos ao final e Norba ainda nos reserva uma surpresinha deveras agradável: "The Old Mean Town Blues" de Johnny Winter. Tributo puro, apaixonado. E quem sou eu para falar? Apenas uma coisa: perfeito!

Ah, quer um conselho, irmão? Chega no My Space do Norba e escuta essas músicas maravilhosas. Emoção garantida, do começo ao fim. Eu garanto!
Nota: 9
Cotação:
Registro no E.D.A. da F.B.N. : 513.861 - Livro 974 - Folha 209

(11) 96358-9727


Camisetas
Livros
Pinturas


A Barata - O Site
A Barata na Mídia
Barata Cichetto, Quem É?
Depoimentos
Fest'As Baratas
Fotos

Por Título
Por Livro
Por Data
Com Áudio
Musicados
Com Vídeo
Livros Impressos

A Barata Ao Vivo
Biografi'As Baratas
Discoteca d'A Barata
Ensaios Musicais
Coletâneas de Rock


Artesanato
Camisetas
Conte Comigo, Conte Pra Mim
Convergências
PQP - Puta Que Pariu
Pinturas
Sub-Versões
Videos
Webradio

Gatos & Alfaces
Pi Ao Quadrado
Revist'A Barata
Revist'A Barata Digital
Versus


Arca do Barata
Contos d'A Barata
Crônic'As Baratas
Entrevist'As Baratas
Fal'A Barata!
Micrônic'As Baratas
Resenhas de Filmes
Resenhas de Livros

Ataraxia
Crom
Kakerlak Doppelgänger
Madame X
O Anjo Venusanal
Ponto de Fuga
Pornomatopéias
Projeto Sangue de Barata
Psychotic Eyes
Renato Pop
Seren Goch: 2332
Tublues
Vitória

Todos os textos, exceto quando indicados, são de autoria de Luiz Carlos "Barata" Cichetto e registrados na Fundação Biblioteca Nacional. Não é permitida a publicação em nenhum meio de comunicação sem a prévia autorização do autor. Bem como o uso das marcas "A Barata" e "Liberdade de Expressão e Expressão de Liberdade".

 On Line:  154